O folar é tradicionalmente o pão da Páscoa em Portugal, confecionado na base da água, sal, ovos e farinha de trigo. A forma, o conteúdo e a confecção varia conforme as regiões de Portugal e vai desde o salgado ao doce, nas mais diversas formas. Nalgumas receitas é encimado por um ovo cozido com casca.      
             
  Este bolo é um dos doces de Páscoa mais conhecidos e procurados nesta época festiva. Com um aspeto que se assemelha a um ninho, em que os fios de ovos simbolizam a palha e as amêndoas os ovos, este delicioso bolo de chocolate é verdadeiramente apetecível. Faça a sua encomenda e dê um presente a sua  Páscoa.
 
áscoa significando passagem através do grego Π?σχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa do Cristianismo.
  Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação  que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 dC. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes